Introdução


Quem nunca ouviu falar das patricinhas, mauricinhos, clubbers, skatistas, góticos, entre outros. Todos nós já participamos ou já contribuímos de alguma forma com este fenômeno social, denominado Tribos Urbanas.

As primeiras Tribos surgiram nos anos 60 e 70. Os jovens geralmente se reuniam por questões sociais, economias e políticas. Hoje, porém, os adolescentes se agrupam por questões de modismo.

A busca por uma turma é em geral um refugio, é a vontade de agir por si só e se desvincular dos pais. Inseguros, agressivos e inconstantes, os adolescentes procuram formar uma identidade que lhes satisfaçam.

Cada Tribo possui uma espécie de marca registrada, com estilos, musicas, valores e modo de agir distintos. Afinal, vivemos em mundo de diferenças que devem ser tratadas igualdade.

domingo, 8 de maio de 2011

O Reggae e os Regueiros - O que é e o que são?

O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica. O auge do reggae ocorreu na década de 1970, quando este gênero espalhou-se pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres.O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a idéia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual. As pessoas que curtem esse estilo, conhecidas como reggaeiras, ou regueiras, normalmente se mostram calmas, cools, estilosas, naturebas, porém 105% dos regueiros são sustentados pelo pai, tem entre 10 e 20 anos, tem um visual meio encardido, cultuam deuses imaginários e coisas do tipo...

Foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força. No estado do Maranhão, principalmente na capital São Luís, é comum a organização de festas ao som de reggae. Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, surgem vários músicos e bandas. Podemos citar como exemplo : Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Nativus e Sine Calmon & Morro Fumegante.

0 comentários:

Postar um comentário