Introdução


Quem nunca ouviu falar das patricinhas, mauricinhos, clubbers, skatistas, góticos, entre outros. Todos nós já participamos ou já contribuímos de alguma forma com este fenômeno social, denominado Tribos Urbanas.

As primeiras Tribos surgiram nos anos 60 e 70. Os jovens geralmente se reuniam por questões sociais, economias e políticas. Hoje, porém, os adolescentes se agrupam por questões de modismo.

A busca por uma turma é em geral um refugio, é a vontade de agir por si só e se desvincular dos pais. Inseguros, agressivos e inconstantes, os adolescentes procuram formar uma identidade que lhes satisfaçam.

Cada Tribo possui uma espécie de marca registrada, com estilos, musicas, valores e modo de agir distintos. Afinal, vivemos em mundo de diferenças que devem ser tratadas igualdade.

sábado, 7 de maio de 2011

Curiosidades !

O termo Reggae apareceu pela primeira vez em 1968 na música do " The Reggay de Toots of Maytals"

JAH: abreviação do nome Bíblico JEOVAH, usada para designar DEUS ou sua encarnação terrena, segundo os rastas, o Imperador HAILE SELASSIE

DREAD: rebelde, Terrível. Todo verdadeiro Rasta é também um DREAD

DREADLOCKS: longas Tranças. São marca registrada dos rastas, alimentam-se basicamente de vegetais, não entrando carne nas suas alimentações.

BABILÔNIA: lugar imaginário que representa o sistema social construído com a escravização dos negros.


O Reggae no Brasil

Há muito tempo, quando Bob Marley ainda não era um mito, o rei Sebastião importou o reggae para Santa Catarina e Maranhão. Mais foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força. Principalmente na capital do Maranhão, São Luís. Onde até hoje é comum a organização de festas ao som de reggae.

Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, surgem vários músicos e bandas. Podemos citar como exemplo : Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Nativus e Sine Calmon & Morro Fumegante.


Confira um entrevista feita pelo site Surforeggae com Gilberto Gil:

Disco de Gil com músicas de Marley!
Como surgiu a idéia de fazer um disco só com regravações de músicas do Bob Marley?
GIL : Depois do samba e do baião, o reggae é o gênero musical que mais conquistou lugar no meu coração. Eu fui tomado por ele entre 1974 e 75, depois que cheguei do exílio em Londres e quando começaram a surgir no Brasil os primeiros discos do Bob Marley, do Jimmy Cliff, do Peter Tosh, do Yellowman... Enfim, de toda aquela turma da Jamaica. Há cinco anos, o João Araújo (presidente da gravadora Som Livre e pai de Cazuza) sugeriu que eu fizesse o disco, dizendo que eu o gravaria com beleza. Passei a considerar a idéia, mas outros projetos, o “Quanta”, o “Quanta gente veio ver”, o disco do “Eu tu eles”, o com o Milton, o “São João vivo”, foram me sendo pautados e o das regravações do Bob Marley acabou ficando para depois. Até que finalmente tive um tempo e viajei para a Jamaica, onde já tinha gravado “Vamos fugir” com os Wailers na década de 80, para dar o pontapé no CD. O difícil foi escolher entre as mais de cem músicas do Bob Marley.


E com quantas musicas você ficou ?
GIL : O disco tem 14 músicas, entre elas “Buffalo soldier”, “Rebel music”, “Kaya” e “Lively up yourself”. Gravei uma faixa com Sly & Robbie (dupla de regueiros), quatro com as I-Thees (grupo vocal que acompanhava Marley) , e “Them belly full (but we hungry)” e “No woman no cry”, com Herbert e os Paralamas.


1 comentários:

Xingú Trojan disse...

Uma curiosidade, que é super importante também, é que as primeiras bandas de reggay, principalmente das bandas jamaicanas que gravaram na inglaterra, eram chamadas de skinhead reggae. Outra curiosidade, é que ao contrário do que todo mundo pensa, o reggae a princípio não havia ligação com nenhuma religião (apesar de que na época que o reggay começou a estourar na Jamaica, depois do ska e do rock stead, 95% da população jamaicana era cristã protestante), os primeiros ''reggay boys'' foram os skinheads ('fusão' dos rudeboys jamaicanos com os mods ingleses).

Postar um comentário