Introdução


Quem nunca ouviu falar das patricinhas, mauricinhos, clubbers, skatistas, góticos, entre outros. Todos nós já participamos ou já contribuímos de alguma forma com este fenômeno social, denominado Tribos Urbanas.

As primeiras Tribos surgiram nos anos 60 e 70. Os jovens geralmente se reuniam por questões sociais, economias e políticas. Hoje, porém, os adolescentes se agrupam por questões de modismo.

A busca por uma turma é em geral um refugio, é a vontade de agir por si só e se desvincular dos pais. Inseguros, agressivos e inconstantes, os adolescentes procuram formar uma identidade que lhes satisfaçam.

Cada Tribo possui uma espécie de marca registrada, com estilos, musicas, valores e modo de agir distintos. Afinal, vivemos em mundo de diferenças que devem ser tratadas igualdade.

sábado, 9 de abril de 2011

O Mundo Geek

No mundo onde a cada segundo novas tecnologias são desenvolvidas, temos uma tribo que se relaciona diretamente com essa onda: os geeks. São pessoas fissuradas em tecnologia, que sabem dos últimos jogos, programas de computador, gadgets, uma aquisição milionária do Google, tudo relacionado com essa área.

A origem da palavra tem uma conotação negativa, o primeiro registro foi em 1876, como sinônimo de fool (bobo). Só nos anos de 1990, quando a tecnologia ganha o poder de libertar as pessoas, a palavra adquire um caráter positivo ao nomear como geeks como neofilos (atraidos por tudo o que é novo) de tecnologia.A tribo é muito com confundida com os nerds, estereótipo de pessoas viciadas em jogos, que não possuem vida social, ficam isoladas jogando ou estudando. Mas os geeks, mesmo adorando jogos possuem amigos que se encontram em locais onde possam trocar informações sobre os últimos avanços na área tecnológica.

0 comentários:

Postar um comentário