Introdução


Quem nunca ouviu falar das patricinhas, mauricinhos, clubbers, skatistas, góticos, entre outros. Todos nós já participamos ou já contribuímos de alguma forma com este fenômeno social, denominado Tribos Urbanas.

As primeiras Tribos surgiram nos anos 60 e 70. Os jovens geralmente se reuniam por questões sociais, economias e políticas. Hoje, porém, os adolescentes se agrupam por questões de modismo.

A busca por uma turma é em geral um refugio, é a vontade de agir por si só e se desvincular dos pais. Inseguros, agressivos e inconstantes, os adolescentes procuram formar uma identidade que lhes satisfaçam.

Cada Tribo possui uma espécie de marca registrada, com estilos, musicas, valores e modo de agir distintos. Afinal, vivemos em mundo de diferenças que devem ser tratadas igualdade.

sábado, 16 de abril de 2011

Os Clubbers : Quem são eles afinal ?

O Movimento CLUBBER, nascido na Inglaterra, reunia pessoas que curtem musica eletronica e looks irreverentes. Nao somente os "clubbers", mas várias outras tribos estavam tentando se auto - afirmar dentro do sistema nesta época. Punks, negros, gays, cheirados, literários, todos lutavam por seu espaco. Com o surgimento dos Punks, cheios de atitudes radicais, começaram tambem os conflitos entre gangs... Mas como sempre os clubber's nao queriam nem saber dessa coisa de revolucao....o negocio era curtir mesmo... e então o som eletrônico começou a surgir nas pistas, substituindo os solos das guitarras e os embalos das baterias. Era o inicio de uma nova fase para o movimento...Por volta de 1993/94 uma galera que andava meio escondida pelas boates da vida, resolveu ressurgir das cinzas, pois apos os acontecimentos da década passada, os clubbers estavam meio esquecidos e isolados. Com festas meio timidas, marcadas em lugares sigilosos e para apenas algumas pessoas, eles se lançavam na noite...sempre característicos, porem agora diferentes... Com a influencia das duas anteriores, atualizando de um modo amplo e integrado num visual meio indefinido e despadronizado, surgiram os "clubbers", de um modo realmente chocante, que muitas vezes incomoda.Essas festas conhecidas hoje como RAVES passaram a chamar a atenção de muitas pessoas, inclusive os nao adeptos ao movimento, por ter como caracteristicas maior a grande duração, variando de 12 horas ate ... sabe la Deus quando. A musica eletronica eh o que predomina nesta etapa do movimento.

Muitas pessoas tem medo dos clubber's por terem uma aparencia e agressiva e futurista, uns chegam a chama-los de ET's outros generalizam e chamam de PUNK'S nao percebendo a grande diferenca entre os estilos. Muitos se vestem como eles,mas nem todos sabem o verdadeiro significado, se vestindo assim apenas pelo modismo ou para se sentir diferente. Os Clubbers sao apaixonados pelas musicas eletronicas denominadas TECHNO, TRANCE, TRIP-ROP, HOUSE, JUNGLE e outros estilos de musica derivados. Na maioria dos casos sao musicas muito barulhentas e repetitivas, que mesmo assim agradam muito seus ouvintes.

http://eletronikgirl.tripod.com/imagelib/sitebuilder/layout/spacer.gif


0 comentários:

Postar um comentário